Obtenha agora a Super Planilha de Cálculo da Independência Financeira!

Clique Aqui!!!

O que é uma corretora?


Corretora de valores é uma empresa atuante no sistema financeiro que intermedia a compra e venda de títulos financeiros a seus clientes. Assim, essa instituição atua no mercado financeiro com a função de intermediar as negociações entre os investidores e as organizações que recebem os investimentos. As pessoas físicas não têm acesso direto ao mercado de capitais. Nem aos ativos financeiros nele negociados, como ações, fundos de ações, produtos de renda fixa, títulos públicos e títulos imobiliários. Desta forma, a intermediação de uma corretora é necessária para que os investidores possam ter acesso ao mercado de capitais.


Portanto, pode-se concluir que a função de uma corretora é atuar como uma ponte entre as partes (investidor e mercado de capitais) envolvidas no processo de investimento. Dentre suas funções está a de ofertar ao cliente os ativos disponíveis para aquisição e executar as ordens de negociação – como compra e venda de ativos.

Quais as corretoras que eu posso escolher?

Segue abaixo uma planilha com as corretoras de valores que você pode escolher. Ao lado de cada corretora há um link para acesso ao site da mesma:

LOGONOME DA CORRETORALINK DA CORRETORA:
BTG PactualBTG Pactual
ClearClear
EasynvestEasynvest
EliteElite
Modal MaisModal Mais
Nova FuturaNova Futura
ÓramaÓrama
RicoRico
Terra InvestimentosTerra Investimentos
Toro InvestimentosToro Investimentos
WarrenWarren
XP InvestimentosXP Investimentos
Genial InvestimentosGenial Investimentos

Por atuar como uma ligação, os recursos aplicados pelo investidor têm como destino, diretamente, os ativos selecionados por ele. Ou seja, o dinheiro não fica sob custódia das corretoras – diferentemente do que acontece na
relação com os bancos, por exemplo.

Da mesma forma que outros atores do mercado financeiro, as corretoras de investimento também têm atuação fiscalizada pelo poder público. No caso, são regulamentadas por dois órgãos: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central. O funcionamento de uma corretora está condicionado à autorização dessas entidades. A existência dessa regulamentação é um ponto crucial em relação à segurança dos investidores. Isso porque todos os nvestimentos feitos ficam custodiado sob o CPF de quem aplica os recursos, o que serve como garantia de posse dos investimentos.

Esse mecanismo permite que os ativos sejam transferidos para outra corretora em caso de alguma crise, como em uma eventual falência da corretora em que se fez a aplicação originalmente. É possível também solicitar a mudança da custódia de ativos uma corretora para outra por opção do investidor. Em contrapartida pelos serviços prestados, as corretoras fazem cobranças de taxas dos clientes. Os valores variam de instituição para instituição.

Nesse sentido, na hora de escolher uma corretora de investimentos, é muito importante estar atento aos valores praticados. Essas taxas têm impacto direto na rentabilidade dos investimentos e podem inviabilizar as operações. No entanto, este não é o único fator que define como escolher uma corretora para investir. Outros pontos também devem ser avaliados com cautela. Veremos quais são esses pontos em outro post. Até lá!

Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!

Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile