Obtenha agora a Super Planilha de Cálculo da Independência Financeira!

Clique Aqui!!!

Glossário Financeiro

Alienação Fiduciária: A alienação fiduciária permite que a instituição financeira em que o empréstimo foi solicitado fique como a proprietária do imóvel que está sendo financiado até que todas as parcelas da dívida sejam quitadas dentro do prazo combinado.

Beta: indicador do comportamento do valor da ação em relação a um índice de referência. Se for superior à unidade é considerado de perfil agressivo e se for inferior é considerado conservador.

Crowdfunding, na tradução literal, significa financiamento pela multidão. É quando várias pessoas se identificam com um projeto ou um sonho e resolvem apoiá-lo financeiramente para que ele se realize. Baseado na economia colaborativa, tem a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

Contango: Traduzido do inglês-Contango é uma situação em que o preço futuro de uma commodity é superior ao preço à vista esperado do contrato no vencimento.


Dívida Bruta:
endividamento total, considerando empréstimos e financiamentos. Não entra no cálculo o passivo operacional e não oneroso.


Dívida Líquida: dívida bruta subtraída de caixa e aplicações financeiras de alta liquidez. Considera apenas a parte do endividamento não coberto pelas disponibilidades.


Dívida Líquida/EBITDA: proporção do endividamento líquido sobre o resultado operacional da empresa. Considera quantas vezes a parte da dívida que não é coberta pelas disponibilidades supera a geração de caixa bruta.


Dividend Yield: índice de dividendos pagos por ação, considerando o valor de mercado dos ativos negociados em bolsa. Divisão entre o lucro distribuído por ação pelo preço da ação.


EBITDA: indicador de geração de caixa operacional bruta. Considera os ganhos antes de depreciação, amortização, despesas financeiras e imposto de renda.


Empréstimo: O empréstimo é um contrato entre o cliente e uma instituição financeira: o cliente recebe uma quantia da instituição e precisa devolvê-la em um determinado prazo, com juros. O detalhe é que o cliente pode gastar o dinheiro do empréstimo como quiser e, na maioria das vezes, não precisa dar nenhum tipo de garantia em troca.

Estrutura de Capital: proporção entre capital próprio e capital de terceiros. Relaciona o endividamento total com o patrimônio líquido, caracterizando a fonte de recursos para financiamento das operações.

Esquema Ponzi: O esquema Ponzi é muito conhecido. Inspirado pelos crimes de fraude realizados pelo italiano Carlo Ponzi, é um esquema muito parecido com o de Bernie Madoff, nos Estados Unidos. O investimento de novas pessoas é usado para pagar as pessoas antigas que estão no esquema.No momento em que a empresa para de captar e não consegue mais pagar, tudo desmorona, tudo quebra e, obviamente, os donos fogem com a maioria do dinheiro.


EV/EBITDA: múltiplo que relaciona o valor da firma, incluindo a dívida líquida, com o resultado operacional que representa a capacidade de geração de caixa da empresa.

Financiamento: o financiamento é um tipo diferente de contrato entre cliente e instituição porque ele tem uma condição clara: o cliente precisa usar a quantia em algo específico e já combinado na hora de fechar o financiamento. Por exemplo: a aquisição de um imóvel. Geralmente, o financiamento possui algum tipo de garantia – como hipoteca ou alienação fiduciária.


Índice de Liquidez Corrente: quociente entre o ativo circulante e o passivo circulante, contas relacionadas ao exercício social subsequente ao fechamento do balanço.

INPC: A Sigla INPC signfica Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Esse índice tem como objetivo, de acordo com o IBGE, a correção do poder de compra dos salários, através da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento.

IGP-M: Este é o Índice Geral de Preços do Mercado. Na prática, é uma das versões do Índice Geral de Preços que registra a inflação de diversos itens do mercado.

IPCA: O IPCA (Índice Nacional De Preços Ao Consumidor Amplo) é o índice oficial do Governo Federal que mede as metas da inflação.


Lucro Bruto: resultado após descontar do faturamento impostos sobre vendas, abatimentos, devoluções, descontos incondicionais e custos de produtos ou serviços vendidos.


Lucro Operacional Líquido: lucro antes de juros e imposto de renda, descontando apenas o ganho fiscal com as despesas financeiras. EBIT*(1-alíquota de imposto de renda).

Non-profit technology: O termo non-profit technology se refere à tecnologia sem fins lucrativos. A tecnologia sem fins lucrativos é o uso deliberado da tecnologia por organizações sem fins lucrativos para maximizar o potencial em diversas áreas, principalmente no apoio à missão da organização e no cumprimento de requisitos de relatórios para financiadores e reguladores.


P/L: índice de preço da ação no mercado em relação ao lucro líquido por ação acumulado nos últimos doze meses. Divisão do valor de mercado da empresa pelo lucro líquido divulgado.

PIB: PIB é a sigla de produto interno bruto, que é a soma de tudo que uma região produz em determinado período. Este índice ajuda a compreender e identificar o crescimento ou encolhimento econômico daquele lugar.


P/VPA: índice de preço da ação no mercado em relação ao valor patrimonial da ação. Divisão do valor de mercado da empresa pelo patrimônio líquido.


Payout: índice de dividendos pagos em relação ao lucro do período. Divisão entre o montante distribuído aos acionistas e o resultado líquido auferido pela empresa.

Pipeline: Pipeline pode ser definido como o plano de aplicação de recursos de uma empresa.


Resultado Líquido: última linha da demonstração de resultado da empresa, após somadas todas as receitas e descontadas todas as despesas. Pode ser lucro caso seja positivo e prejuízo caso seja negativo.


ROA (Return On Assets): índice de retorno sobre os ativos. Divisão do lucro líquido divulgado pela totalidade dos ativos da empresa, resultando no percentual de retorno sobre todo capital empregado.


ROE (Return On Equity): índice de retorno sobre o patrimônio líquido. Divisão do lucro líquido divulgado pela parte residual dos ativos da empresa, resultando no percentual de retorno ao acionista.


ROI (Return On Investment): índice de retorno sobre o capital próprio e de terceiros. Divisão do lucro operacional líquido pela soma da dívida bruta com o patrimônio líquido, resultando no percentual de retorno aos fornecedores de capital.


Valor da Firma: resultado da soma do valor de mercado das ações com a dívida líquida.


Valor de Mercado: valor total das ações negociadas no mercado.

Taxa Selic: é a taxa básica de juros da nossa economia e serve como parâmetro para as demais taxas do mercado.

Sair da versão mobile