Obtenha agora a Super Planilha de Cálculo da Independência Financeira!

Clique Aqui!!!

O que é risco?


O risco é a imprevisibilidade do investimento. É a possibilidade de o retorno alcançado em determinado investimento ser diferente do esperado. Está relacionado à volatilidade, e muitas vezes é associado à chance de perder parte ou todo o dinheiro investido, ou ganhar menos do que se esperava. Todo investimento tem algum tipo de risco, que pode ser maior ou menor dependendo do tipo de investimento. Veja quais são os tipos de risco possíveis para investimentos:


Risco de mercado: Decorre das condições da economia, que podem fazer oscilar os juros, o câmbio, e o valor das ações e outros investimentos.


Risco de crédito: Em alguns investimentos, quando você adquire, por exemplo, em títulos de dívida, como títulos bancários ou títulos emitidos por uma empresa, existe o risco do tomador dos recursos não honrar com a obrigação de te pagar de volta, ou não pagar os juros combinados.


Risco de liquidez: É a facilidade de resgatar ou transferir seu investimento a um valor justo.


Risco regulatório: Eventuais mudanças legais que podem causar problemas no cumprimento das condições que foram acordadas.


Risco operacional: Falhas nos equipamentos da companhia, falhas humanas no controle de custos e gerenciamento das quantias aplicadas, ou seja, falhas nas operações e processos relacionados ao investimento.


Quando for investir, procure analisar em conjunto o retorno esperado e o risco do investimento. Se você analisa apenas o retorno, você está sujeito a realizar investimentos com risco superior ao que estaria disposto a correr. Para saber mais clique aqui.

O que é rentabilidade?

Rentabilidade refere-se ao potencial de retorno do investimento. Em caso de empréstimos, é geralmente medida pelos juros. Significa a taxa de valorização do investimento ao longo do tempo. Normalmente, investimentos com maior rentabilidade são os que tem maior risco, como investimentos em renda variável. Por isso, conheça seu perfil de investidor e o tanto de risco que você está disposto a correr.

Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:

O minicurso é composto por dez partes:

Minicurso de Investimentos – Parte 1

Minicurso de Investimentos – Parte 2

Minicurso de Investimentos – Parte 3

Minicurso de Investimentos – Parte 4

Minicurso de Investimentos – Parte 5

Minicurso de Investimentos – Parte 6

Minicurso de Investimentos – Parte 7

Minicurso de Investimentos – Parte 8

Minicurso de Investimentos – Parte 9

Minicurso de Investimentos – Parte 10

Sair da versão mobile