O que é melhor: investir em aplicações financeiras ou abrir um negócio próprio?


O atual estágio tecnológico em que vivemos traz uma série oportunidades tanto para investimentos em aplicações financeiras, quanto para abertura e desenvolvimento de um negócio próprio. Vamos explorar as principais vantagens de aplicar nas diversas modalidades de investimento existentes ou na abertura de um negócio próprio, independente ou seguindo um modelo de franquia, e discutir qual deles é a melhor forma de investir seu dinheiro.


Existe atualmente uma grande variedade de formas para investir seu dinheiro. Poupança, títulos públicos, fundos de renda fixa, letras de crédito, fundos de investimento imobiliários e em ações são apenas algumas delas. As aplicações de baixo risco possibilitam ao investidor um retorno consistente e muito seguro, apesar de não representar percentualmente valores altos. Os investimentos de maior risco (ações, derivativos e câmbio, por exemplo) a longo prazo, em geral, possuem rentabilidade mais atraente, não oferecendo, entretanto, a segurança ou garantias de que isso ocorra. A tecnologia permite o investimento de dinheiro em uma vasta gama de produtos financeiros sem sair de casa.


Abertura de negócio próprio


Muitos empregados e autônomos sonham em abrir o próprio negócio. Não ter patrão e ter autonomia para tomada de decisão são apenas algumas das justificativas para ter a própria empresa. Porém se engana quem pensa que ser dono de um negócio próprio é sinônimo de ter uma vida fácil e de ficar rico rapidamente. Normalmente quem pensa assim não completa o primeiro ano à frente do negócio. Em geral os donos trabalham mais de dez horas diárias nos seus negócios e por vezes não se dão ao luxo de terem finais de semana, feriados ou férias.

A grande vantagem dos negócios próprios é que quando estes dão certo, tendem a render muito mais do que outras aplicações financeiras passivas. Segundo um levantamento realizado pelo IBGE no período de 2012 a 2017, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade, aponta.

Ideias de negócios próprios para você abrir

Veja o vídeo abaixo e descubra 18 ideias de negócios.

Qual o melhor investimento?


A resposta a essa pergunta depende do seu perfil de investidor, do tempo que você possui disponível e dos seus valores. Percebe-se que ambos têm vantagens e desvantagens. Contudo é necessário que você faça uma auto-avaliação é verifique se você tem um perfil empreendedor ou não. Além disso, lembre-se que um negócio próprio demanda uma enorme quantidade de tempo disponível para a administração do negócio. Por outro lado, a administração de aplicações financeiras, normalmente, exige menor tempo e dedicação, possibilitando uma maior qualidade de vida.

A abertura de um negócio próprio exige um planejamento prévio. Para realizar essa tarefa você poderá utilizar diversas ferramentas. A utilização de planilhas, pela sua praticidade e funcionalidade é uma ferramenta que não pode ser dispensada. No link abaixo você encontrará seis modelos de planilhas gratuitas para a elaboração do seu plano de negócios.

Seis supermodelos de planilhas para a elaboração de plano de negócios


No conhecido livro “Pai Rico, Pai Pobre” o autor Robert Kiyosaki, apresenta uma divisão em quatro quadrantes. Nesse esquema, ele cita a figura do autônomo, do empregado, do dono de negócio e do investidor. Veja abaixo:

Quadrantes - robert kiyosaki

Nesse esquema fica bem demarcada a diferença entre o dono de um pequeno negócio (autônomo), o qual necessita trocar uma grande quantidade do seu tempo por dinheiro e o do dono de um grande negócio.

Quer receber gratuitamente uma super planilha para controle dos seus investimentos? Cadastre seu e-mail nos campos abaixo!

Processing…
Success! You're on the list.

Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!

Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.