Quem é Ray Dalio?
De origens humildes, Ray Dalio cresceu e se tornou um dos investidores mais bem-sucedidos da atualidade. Conhecido como Steve Jobs dos investimentos, montou sua empresa, Bridgewater Associates, em 1975, a qual ele tocava de seu pequeno apartamento de dois quartos em Nova Iorque. Dalio nasceu em Nova York e começou a investir com 12 anos. Ele fundou a Bridgewater em 1975, dois anos após concluir seu MBA na Harvard Business School e pouco depois de ter sofrido uma demissão.
Transparência Radical
A Bridgewater, no entanto, não é famosa apenas pelos seus fundos, mas por sua cultura empresarial baseada em transparência radical e o que poderia ser traduzido por meritocracia de ideias.
Atualmente, sua fortuna está estimada em aproximadamente US$ 17,7 bilhões, o que faz dele um dos homens mais ricos do mundo. E, ainda, Dalio foi nomeado como um dos 100 indivíduos mais proeminentes no planeta nos últimos anos, pela revista Time. Em 2011, Dalio se juntou à iniciativa de Bill e Melinda Gates – também seguida por Warren Buffett e outros bilionários –, ao anunciar que doaria metade de sua fortuna para a caridade.
Alfa e Beta
Os interesses de sua empresa mudaram quando, em 1987. Ele observou que a economia global era uma máquina, com oscilações durante transições econômicas e políticas, e, dessa forma, se um investidor conseguisse identificar esse padrão, seria possível criar um sistema que pudesse prever os movimentos de alta e baixa. Entre as principais estratégias da empresa estão algumas abordagens que revolucionaram o mercado de investimentos, como por exemplo os conceitos de Alfa e Beta.
Beta: retorno de mercado e gestão passiva – o índice beta é usado para medir o risco sistemático de um ativo usando como comparação o comportamento do mercado.
Alfa: propósito de alcançar retornos mais vantajosos, não relacionados com o mercado geral, mas sim com uma gestão ativa – um ativo, ou uma carteira de ativos, se o fundo de investimento estiver um alfa positivo, então superou a expectativa de rendimento prevista.
Livros Escritos por Ray Dalio
Dalio, abordou em suas obras desde temas macroeconômicos da atualidade até os valores/princípios que incorporou para si. Destacam-se os seguintes livros:
- Principles (Princípios)
- Changing World Order: Why Nations Succeed or fail (Mudando a ordem mundial: por que as nações têm sucesso ou fracassam)
- Principles for Navigation Big Debt Crises (Princípios para enfrentar grandes crises de dívida)
- Principles for success (Princípios para o sucesso).
Segundo Dalio, os princípios são a chave de todo sucesso. Esses permitiram que a sua empresa prosperasse e se mostraram fundamentais em sua jornada. Em seu livro “Princípios: vida e trabalho”, ele descreve vários aprendizados e, também, sua maior lição, que foi compreender que existem princípios que regem, não apenas nossa vida, mas também o universo.
Os ensinamentos de seu livro também foram sintetizados em um pequeno vídeo de 30 minutos nos quais ele descreve os princípios para o sucesso.
Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!
Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!
Artigos Relacionados
0 Comentários