Como Mudar Seu Mindset Financeiro – Isso Pode Te Deixar Rico!

O que é mindset?

O mindset diz respeito às crenças e valores que influenciam diretamente na maneira como os indivíduos compreendem e julgam sua realidade. Se dividirmos a palavra “MIND” e “SET”, temos “Mente” e “Configuração”. Ou seja, mindset significa modelo mental ou configuração mental. Basicamente existem dois tipos de mindset o PROGRESSIVO e o FIXO.

Segundo a psicóloga Carol S. Dweck,existem dois tipos de MINDSET: “as situações do dia a dia podem nos levar a várias reações, que podem ser pessimistas e otimistas e com isso temos dois tipos de MINDSET: progressivo e ou fixo.”

Legal, mas qual a diferença entre o Mindset Progressivo e o Mindset Fixo?

Mindset fixo: “Em um mindset fixo, as pessoas acreditam que suas qualidades básicas, como inteligência ou talento, são simplesmente traços fixos. Eles passam o tempo documentando sua inteligência ou talento, em vez de desenvolvê-los. Eles também acreditam que o talento por si só cria o sucesso – sem esforço. ” (Dweck, 2015)

Mindset de crescimento: “Em um mindset de crescimento, as pessoas acreditam que suas habilidades mais básicas podem ser desenvolvidas por meio de dedicação e trabalho duro – cérebro e talento são apenas o ponto de partida. Essa visão cria um amor pelo aprendizado e uma resiliência que é essencial para grandes realizações. ” (Dweck, 2015)

Ok, mas e o mindset financeiro?

O mindset financeiro é a nossa mentalidade em relação às questões financeiras que enfrentamos em nossas vidas, a forma como lidamos com os desafios relacionados a ter uma melhor condição financeira ou a manter um nível financeiro satisfatório.

Você quer saber o que faz uma pessoa ter sucesso com dinheiro e outra desistir? É simples: é a mentalidade deles em relação ao dinheiro.

Sim, o que você acredita sobre dinheiro e o mundo molda como sua vida se desenvolverá. Todos os dias você tem o poder de tomar decisões que o farão avançar financeiramente ou o prejudicarão. Você decide. O poder é de vocês! (Vai Capitão Planeta).

Guerra das Finanças é um site de finanças que não oferece aconselhamento financeiro personalizado nem defende a compra ou venda de qualquer título ou investimento para qualquer indivíduo específico. Ao avaliar um investimento, revise os Termos e Condições da instituição financeira e discuta todas e quaisquer oportunidades com um consultor, contador ou advogado que esteja familiarizado com sua situação específica antes de investir.

Agora a coisa começa a ficar interessante… Você pode ter ouvido falar sobre muitos princípios, conhecimentos e teorias sobre investimentos e finanças. Por exemplo, de como você deveria fazer um orçamento todo mês, pagar-se primeiro, viver com menos do que ganha e não contrair dívidas para comprar coisas. Entretanto, nada disso importa se você não acredita que é possível viver com essa nova mentalidade, ou se não está motivado para viver assim. Tantas pessoas apertaram o botão de soneca em suas finanças como se fossem acordar um dia e poder se aposentar. Talvez eles esperem levar seu dinheiro mais a sério mais tarde na vida, quando não tiverem mais o tempo trabalhando a seu favor. Entretanto, a maioria das pessoas pensa que ganhar com dinheiro é apenas para “pessoas ricas “. A procrastinação traz alívio imediato e fracasso a longo prazo.

Se este é o seu caso, você precisa mudar sua mentalidade. Seus pais não podem fazer você se importar. Seu cônjuge não pode fazer você se importar. E por mais que eu desejasse, não posso fazer você se importar. Cabe a você mudar sua mentalidade. A boa notícia é que você pode!

Mas afinal, o que é o mindset financeiro?

Seu mindset financeiro é seu conjunto único de crenças e sua atitude em relação ao dinheiro. Ele orienta as decisões que você toma sobre como economizar, gastar e administrar dinheiro. Pessoas com uma mentalidade de dinheiro saudável acreditam em coisas como:

  1. Tenho liberdade para gastar, mas também posso dizer a mim mesmo não a uma compra.
  2. Gosto de ajudar outras pessoas que estão passando por dificuldades, dando generosamente.
  3. Eu não tenho que me comparar com os outros.
  4. É possível atingir meus objetivos financeiros .

Como dá para perceber o seu mindset financeiro molda a maneira como você se sente em relação às dívidas, sua atitude em relação às pessoas que ganham mais ou menos dinheiro do que você, a facilidade com que você pode dar, sua capacidade de investir com confiança e muito mais.

Como o seu mindset financeiro é formado?

O seu mindset financeiro é influenciado por muitos fatores diferentes, incluindo a psicologia do dinheiro em si. Obviamente, as experiências que você teve pessoalmente com dinheiro terão um grande papel. Coisas como se você tivesse um emprego de meio período no colégio, se não recebesse generosidade ou como seus pais falavam abertamente sobre o crescimento de dinheiro.

Pense nisso por um momento. Entretanto, perceba que tudo o que acontece em sua vida não é culpa de seus ascendentes, vizinhos ou colegas de trabalho (Leia novamente.) Mas, muito mais é captado do que ensinado, então a maneira como você via seus pais falarem sobre dinheiro – ou não falarem sobre isso – definitivamente influenciou sua atitude em relação a dinheiro desde a sua tenra idade.

Pensar em como o dinheiro era administrado na casa em que você cresceu o ajudará a entender o fundamento de suas crenças sobre o dinheiro. Se você for casado, isso também pode ajudá-lo a descobrir a raiz das brigas que você e seu cônjuge podem ter. A experiência dele(a) foi provavelmente totalmente diferente da sua, o que significa que vocês estão abordando esse grande (e às vezes emocional) tópico do dinheiro sob duas perspectivas diferentes.

A importância de compreender sua mentalidade financeira

Olha que frase interessante do Henry Ford:

Em um estudo americano com mais de 10.000 milionários, uma das estatísticas mais fascinantes para mim foi que 97% dos milionários acreditaram. . . espere por isso . . . que eles poderiam se tornar milionários . Eles acreditavam que estava sob seu controle. Eles acreditavam que detinham a chave de seu sucesso. E ter essa mentalidade – não uma herança, educação sofisticada ou pais ricos – é exatamente o que os levou a ter sucesso.

Isso também pode ser verdade para você. O que você acredita irá direcionar seu comportamento, o que levará a resultados positivos.

Você faz isso em outras áreas, mesmo sem perceber. Você acredita que fazer seu cônjuge se sentir especial é importante para seu casamento? Ou que precisa de emprego para pagar o aluguel? Ou que as sexta-feira é o dia da pizza ou ainda o melhor dia da semana?

Seus comportamentos apoiarão essas crenças. Isso significa que você provavelmente enviará mensagens de texto para seu cônjuge ao longo do dia, chegará no trabalho na hora certa, etc.


Lembro-me de quando percebi que minha mentalidade havia mudado. Eu tinha quinze anos quando meus pais me fizeram abrir minha primeira conta corrente, o que significava que eu tinha que manter um orçamento. Nota: Não foi quando eu desenvolvi uma mentalidade de dinheiro saudável. Longe disso! Na verdade, eu odiava ter que sentar e pensar em cada pequena coisa que posso precisar para gastar dinheiro com um mês de antecedência. Eu também odiava ter que dizer a mim mesmo não para fazer compras. (Gastar dinheiro tem sido basicamente meu presente espiritual, mesmo desde tenra idade.)

Como mudar seu mindset sobre dinheiro

Comecei a perceber a algum tempo que que sou muito bom em dizer ao meu dinheiro para onde ir. Notei também que se eu pudesse viver dentro dos limites do orçamento, ainda poderia gastar dinheiro nas coisas que queria ao longo do caminho.

Não estamos todos conectados da mesma forma, então forçar-se a fazer um orçamento mensal pode não ser o que muda sua mentalidade. (Mas você precisa fazer isso de qualquer maneira! É vital para sua saúde financeira .)

Aqui estão algumas das melhores maneiras de mudar sua mentalidade em relação ao dinheiro:

1. Leia livros que influenciarão sua mente de maneira positiva.

Uma vez ouvi a seguinte frase: “Você será a mesma pessoa em um ano que é hoje, exceto pelas pessoas que conhece e os livros que lê”. Se você quiser dar ao seu cérebro a chance de mudar e crescer, pegue um livro. Aqui estão dois dos meus favoritos: O poder do hábito, de Charles Duhigg e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey.

2. Pense na sua vida até agora e pergunte-se:

– O que eu ouvi e vi sobre o crescimento do dinheiro?

– O que meus pais fizeram com o dinheiro que quero replicar?

– O que meus pais fizeram com o dinheiro que quero fazer de maneira diferente?- Escreva suas respostas em um diário . Que mudanças você precisa fazer?

3. Dê algum dinheiro.
Dar é a coisa mais divertida que você pode ter com dinheiro (não seja uma pessoa sovina). E também é uma maneira comprovada de mudar sua mentalidade quanto ao dinheiro. Ele move você no espectro do egoísta ao altruísta . Sei que você pode ficar apreensivo no início, ou talvez não esteja me levando a sério. Apenas tente! Comprometa-se a devolver algum dinheiro para ajudar uma pessoa ou organização necessitada apenas uma vez por semana.

4. Sonhe com sua aposentadoria.
Imagine sua vida no futuro em alta definição e deixe essa ser sua motivação ao planejar a aposentadoria hoje. Se você pode ver seu sonho em todos os detalhes – se você pode fixar seus olhos nele – então eu sei que você pode reunir o esforço de que precisa para atingir seus números. A propósito, se você ainda está endividado ou não tem um fundo de emergência, ter uma visão para sua aposentadoria ainda é extremamente motivador. Pegue esse sonho e deixe-o alimentar sua paixão para chegar a um lugar onde você possa investir ainda mais rápido!

5. Acredite que o sucesso é possível para você.
Não importa sua raça, religião ou nível de renda, você tem o poder de fazer seu próprio sucesso. Algumas pessoas têm obstáculos maiores em suas histórias do que outras, mas simplesmente acreditar é o primeiro passo. Seu comportamento seguirá suas crenças, tornando mais fácil manter os bons hábitos. E com o tempo, toda a sua perspectiva mudará para melhor.

Ok, pessoal. Essa coisa de mentalidade não é apenas uma tortura – é bíblica. Gálatas 6: 7 (NIV) diz: “O homem colhe o que semeia”. Como diz Earl Nightingale em O Segredo Mais Estranho , “Nós nos tornamos o que pensamos”. É exatamente por isso que mudar sua mentalidade sobre o dinheiro tem o poder de mudar a trajetória de sua vida.

Acredite, você pode mudar sua mentalidade de dinheiro e isso te fará prosperar

Então, eu quero que você esteja tão entusiasmado que nada nem ninguém possa ficar no seu caminho. Então, eu quero que você coloque seu foco nas coisas que você pode controlar. Esses são os hábitos que o ajudarão a saldar dívidas e a construir riqueza para que você não seja a pessoa que desiste.

Se você quiser manter os bons hábitos financeiros, continnue acompanhando sites, blogs e redes sociais que abordem o assunto. Não se esqueça de assinar o nosso site por e-mail (você também pode me ajudar). O que você acha de investigar e descobrir exatamente de onde veio sua mentalidade de dinheiro, para que você possa aprender como fazer mudanças duradouras nas suas finanças. Você pode se tornar a pessoa que você quiser, basta acreditar e trabalhar para isso.

Processing…
Success! You're on the list.

Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!

Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe um comentário

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.