Dicas de Investimento Segundo Peter Cundill

F. Peter Cundill (outubro de 1938 – 24 de janeiro de 2011) foi um investidor de valor canadense. Ele era mais conhecido por seu principal fundo de investimento, o Cundill Value Fund. Cundill era um seguidor do estilo de investimento de Benjamin Graham. Apesar de pouco conhecido pela maioria dos investidores, Peter Cundill é uma figura proeminente dentro da comunidade de Value Investing. Cundill foi um investidor canadense que seguia a filosofia da Net-nets, ou seja, seu objetivo era comprar empresas abaixo do valor de liquidação e o fez muito bem.

Peter Cundill foi um dos primeiros investidores a diversificar e buscar valor fora dos EUA e Canadá. Na verdade, houve momentos em que o seu Fundo foi pesadamente investido em ações japonesas muito antes de a bolha aparecer

A bolha financeira e imobiliária do Japão foi uma bolha econômica no Japão, de 1986 a 1991, em que os preços das ações do setor imobiliário ficaram muito inflacionados. O colapso da bolha durou mais de uma década com o assentamento dos preços das ações em 2003. A bolha de preços de ativos japoneses contribuiu para que os japoneses se referissem a esse período como “a década perdida”.

Peter ficou sabendo dessa bolha em 1987 e assim que a mesma explodiu ele voltou a procurar pechinchas no mercado japonês.

Critérios de investimento segundo Peter Cundill

  • O preço deve ser inferior à metade da última alta e, de preferência, próximo ou em mínimas históricas;
  • O múltiplo de preço / lucro deve ser menor que dez ou o inverso da taxa de títulos corporativos de longo prazo (o que for menor);
  • O preço da ação deve ser inferior ao valor contábil . De preferência, deve ser menor que o Capital de Giro Líquido menos a dívida de longo prazo;
  • A empresa deve ser lucrativa. De preferência, você deve ter aumentado seus Benefícios nos últimos 5 anos e não deve haver déficits nesse período;
  • A empresa deve estar pagando dividendos. De preferência, eles devem ter sido aumentados e ter uma longa história;
  • A dívida de longo e curto prazo (incluindo financiamento desequilibrado) deve estar sendo empregada criteriosamente. Você deve ter a capacidade de estender a dívida, se necessário;
  • Cada empresa deve ter uma válvula de segurança: estoque que pode ser vendido rapidamente, divisões que podem ser vendidas, uma carteira de investimentos em títulos negociáveis, a capacidade de cortar pessoal rapidamente, etc;
  • Os negócios deveriam estar melhorando, não muito, apenas modestamente.

Conforme você pode notar, esse critério se baseia na estratégia original de Benjamin Graham. Observe, ainda, que os investimentos que atendem a esses requisitos eram raros durante o apogeu de Cundill, e ainda mais agora.

O temperamento de Peter Cundill: sua arma secreta

Cundill disse que a paciência é o atributo mais importante para o sucesso. Este atributo estaria, inclusive acima da margem de segurança . A paciência é complementada com convicção e bravura. A mídia costumava associar Cundill a esses atributos, especialmente porque ele costumava ir contra as tendências do mercado. Em vez disso, Cundill olhou para as tendências específicas para cada investimento.

“Por que alguém vende a você 1 dólar por 50 centavos? Porque, a curto prazo, as pessoas são irracionais tanto no lado otimista como pessimista.” (Peter Cundill)

Compreensivelmente, Cundill achou muito difícil encontrar empresas de alta qualidade suficientes apenas na América do Norte, então, como a Templeton, era um grande defensor do investimento internacional. Cundill partiria em uma ‘peregrinação de novembro’ a cada ano. Incentivado pelo início dos invernos frios do Canadá, ele descobriria qual país tinha o pior desempenho no mercado de ações no ano e reservaria um voo para passar algumas semanas pesquisando ações baratas.

Peter Cundill sobre quando vender

Vender é um dos aspectos mais difíceis do investimento em valor e até mesmo Cundill teve problemas para determinar o melhor momento para vender no início de sua carreira. Como ele explicou, “a dificuldade de tempo na venda não reside em não saber quando o desconto comercial para o valor intrínseco foi eliminado, mas em julgar quanto é provável que seja superado.” Em última análise, o aumento adicional acima do valor justo pode adicionar uma quantidade enorme de vantagens ao desempenho de um investimento.

Anos depois, Cundill parecia ter encontrado uma solução lógica para capturar esse lado positivo adicional. Ele disse “quando uma ação dobra, venda pela metade – então o que você tem é uma posição livre. Então se torna mais uma forma de arte. Quando você vende depende das circunstâncias individuais. ” O brilho aqui não deve ser esquecido. Se você revisar cada posição quando ela dobra e vender pela metade, terá a garantia de empatar. Em seguida, você só precisa exercer seu melhor julgamento sobre quando vender o restante.

Veja abaixo algumas das principais citações de Cundill:

Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!

Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.