Uma forma prática e fácil de diversificar a sua carteira de investimentos é através da aquisição de ETFs. ETFs são fundos de índice que buscam uma carteira teórica para replicar um índice do mercado, por isso eles são chamados de fundos de gestão passiva. Ao contrário dos fundos de gestão ativa, não há stock picking (escolha de ações) nem compra e venda de ativos para lucrar mais. Além disso, estes ativos podem atuar como proteção em momentos de alta volatilidade no mercado de ações brasileiro.
IVVB11 – O ETF que segue o S&P500
O IVVB11 é um ETF negociado na bolsa de valores que permite ao investidor brasileiro aplicar nas maiores empresas negociadas na bolsa de valores norte-americana. Este fundo de índices segue o S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas em valor de mercado negociadas nos Estados Unidos.
Quem investe no IVVB11 pode dizer que está investindo no S&P 500 por meio de um fundo que replica o índice. O objetivo é simplesmente replicar o índice de referência. O que render o IVV, rende o IVVB11.
A vantagem de investir em um índice que seleciona 500 ações entre mais de 6 mil empresas de capital aberto nos Estados Unidos é que o S&P busca selecionar as empresas com maior liquidez, tempo negociado em bolsa, valor de mercado das empresas, entre outros pontos.
Basicamente, o índice busca selecionar empresas que estejam de acordo com as mudanças, situações e cenários em que a economia está exposta. Portanto, o IVVB11 vai valorizar na mesma medida do S&P 500, formado por essas 500 maiores empresas. A única diferença é que não são negociadas ações do índice, mas sim cotas, como um investimento convencional em fundos.
Os maiores descolamentos de preço, no histórico, são quando o real se valoriza mais rapidamente e consequentemente o IVV cai. No entanto, no longo prazo, ambas possuem o mesmo movimento.
Cuidados com o ETF IVVB11
Atenção! uma forte valorização do real frente ao dólar pode causar perdas consideráveis para este ETF!. Considerando que a cotação do dólar frente ao real está em um dos momentos em que o Dólar está mais fortalecido, você deve tomar cuidado! Além disso, o IVVB11 reflete (busca espelhar) o índice S&P500 (que atualmente (30/10/21) encontra-se num dos patamares mais altos da história recente. Então cuidado com possíveis quedas e correçoes.
Como o ETF fica exposto ao dólar?
O IVVB11 além de refletir o índice S&P500, também tem exposição ao dólar. Portanto, conforme a moeda americana se valoriza ou se desvaloriza em relação ao real, a cotação do IVVB11 sobe ou desce.
Veja o seguinte exemplo: suponha que o S&P 500 tenha um dia negativo, com o índice caindo -2%. Conseiderando que, nesse mesmo dia, o dólar se valorizar +3% em relação ao real, no fim do dia a cotação do IVVB11 terá se valorizado +1%. Portanto ao comprar IVVB11 é como se você estivesse comprando dólar, através do ETF. Compre IVVB11
Taxas
A gestora do ETF, BlackRock, cobra 0,23% ao ano como taxa de administração do fundo. Como qualquer fundo de gestão passiva, esse valor é bem inferior ao cobrado pela indústria de fundos de gestão ativa, que no geral cobra 2% de taxa de administração e 20% de taxa de performance. Cabe ressaltar que os ETF não possuem txa de performance.
Para onde vão os Dividendos do IVVB11?
Os dividendos pagos pelas empresas são automaticamente reinvestidos pelo IVV no IVVB11, aumentando o seu número de cotas. Para investimento, o lote padrão do IVVB11 são 10 cotas, mas você consegue comprar a unidade de IVVB11 ou IVV em sua corretora.
Dá para comprar este ETF em uma corretora americana?
Sim, é possível comprar este ETF em uma corretora no exterior. Neste caso, você deverá buscar pelo ticker (código do ativo) IVV.
Por fim, não se esqueça:
Conteúdos épicos diretamente no seu e-mail!
Receba conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail! Ao inserir o seu e-mail você estará cadastrado para receber vídeos, artigos e planilhas, tudo GRATUITAMENTE! Não perca essa oportuidade!
Artigos Relacionados
0 Comentários