Tipos de investimento em renda fixa – Títulos públicos
Um título é um papel de dívida. Quando você compra um título você está emprestando dinheiro para uma instituição e espera receber um retorno do pagamento com o tempo. Eles podem ser públicos e privados.
Quando você compra títulos públicos federais, você está emprestando dinheiro para o governo federal. O governo usa esse dinheiro para financiar projetos públicos, e então te devolve esse dinheiro com os juros referentes ao período que você investiu.
O Tesouro Nacional tem vários títulos diferentes, que tem prazo de vencimento e rentabilidade que também variam. Uma vantagem do investimento em títulos públicos federais é o investimento inicial baixo. Com pouco mais de R$ 30,00, é possível investir em um título.
Se você se interessa por esse tipo de investimento, entre no site do Tesouro Direto (https://www.tesourodireto.com.br/) para conhecer as diferenças entre cada tipo de título. O site do Tesouro também tem um simulador onde você pode criar cenários de investimento e avaliar as opções disponíveis.
Tipos de investimento em renda fixa – Títulos privados
São títulos emitidos por bancos, instituições financeiras ou empresas privadas. Diferente dos títulos públicos, em que você empresta dinheiro para o governo, nos títulos privados você está emprestando dinheiro para empresas privadas. Podem ter remuneração prefixada (juro anual fixo), pós-fixada (remuneração atrelada a um indicador, como o CDI) ou híbrida (remuneração atrelada a uma taxa de juros fixa + variação do IPCA) Veja alguns tipos de títulos privados.
CDB: Títulos emitidos por bancos, para que eles tenham capital de giro ou disponibilize empréstimos para seus clientes. O CDB pode ter um prazo mínimo para retirada do dinheiro.
LCI e LCA: Também títulos emitidos por bancos, mas os recursos só podem ser usados para financiar projetos agrícolas, no caso da Letra de Crédito do Agronegócio; ou projetos imobiliários, no caso da Letra de Crédito Imobiliário.
LC: Sigla de Letra de Câmbio, são títulos emitidos por financeiras para capital de giro e empréstimo para seus clientes.
Debêntures: Títulos emitidos por empresas para angariar recursos para financiar seus projetos.
Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:
O minicurso é composto por dez partes:
Minicurso de Investimentos – Parte 1
Minicurso de Investimentos – Parte 2
Minicurso de Investimentos – Parte 3
Minicurso de Investimentos – Parte 4
Minicurso de Investimentos – Parte 5
Minicurso de Investimentos – Parte 6
Minicurso de Investimentos – Parte 7
Minicurso de Investimentos – Parte 8