Como classificar investimentos?
Investimentos de Empréstimo e de Propriedade
Nos investimentos de empréstimo (títulos) você empresta dinheiro para receber juros. Os títulos pré-fixados têm remuneração (o valor do juro) determinada no momento da compra e os pós-fixados pagam juros que variam de acordo com alguma taxa de referência, como a SELIC ou a inflação. Alguns tipos de investimentos de empréstimo são títulos públicos, debêntures e CDB.
Os investimentos de propriedade são aqueles que você compra um bem, com o objetivo de revendê-lo no futuro a um preço maior, ou para receber rendimentos periódicos, como aluguéis ou lucros. Imóveis, empreendimentos e ações são tipos de investimentos de propriedade.
Como classificar investimentos? – Renda fixa e renda variável
No texto anterior, vimos que é possível dividir os investimentos em investimentos de empréstimo e investimento de propriedade. Hoje, falaremos sobre outra forma de classificação de investimentos, considerando o tipo de renda.
Os investimentos em renda fixa são chamados assim porque sua remuneração (juros), ou como ela é calculada, é conhecida no momento da compra. São investimentos que têm previsibilidade de rendimento, porque no momento que você compra o investimento as condições de remuneração e o vencimento já estão definidos. Exemplos de investimentos em renda fixa: títulos públicos e CDBs.
Os investimentos de renda fixa também podem ser divididos em dois:
- Pré-fixado: a rentabilidade é definida por uma taxa de rendimento na hora da aplicação. Por exemplo, você investe em um CDB que rende 8% ao ano.
- Pós-fixado, em que as condições de remuneração são definidas na hora do investimento, e geralmente são atreladas a algum índice de referência, como a taxa Selic ou o CDI. Mas apenas no dia do vencimento é que se saberá ao certo qual foi a rentabilidade. Por exemplo, você investe em um título do Tesouro Direto que rende a taxa Selic. Como não é possível prever exatamente qual será o valor da taxa Selic até o vencimento, dizemos que esse tipo de investimento é pós-fixado.
Nos investimentos de renda variável não se sabe a remuneração ou o seu cálculo na hora de aplicar. Exemplos de investimentos em renda variável são: ações, fundos de investimentos multimercados, fundos de ações. Até agora, apresentamos alguns conceitos fundamentais do mercado financeiro, que são básicos para que você entenda como funcionam os tipos mais comuns de investimentos. Daqui pra frente, iremos apresentar alguns produtos de investimento.
Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:
O minicurso é composto por dez partes:
Minicurso de Investimentos – Parte 1
Minicurso de Investimentos – Parte 2
Minicurso de Investimentos – Parte 3
Minicurso de Investimentos – Parte 4
Minicurso de Investimentos – Parte 5
Minicurso de Investimentos – Parte 6
Minicurso de Investimentos – Parte 7
Minicurso de Investimentos – Parte 8