Tipos de investimento em renda variável – Fundos de ações e multimercados
Fundos de ações:
São fundos constituídos com o objetivo de investir no mercado de ações. Por serem um investimento do mercado de renda variável, fundos de ações têm como principal fator de risco a variação de preços atreladas à variação do preço das ações.
67% do patrimônio deve estar investido em ações, e os recursos remanescentes podem ser investidos em outros ativos financeiros. Os ganhos do fundo são definidos pela rentabilidade da sua carteira de investimentos.
Fundos multimercados:
Como são fundos, os fundos multimercados também são um tipo de investimento coletivo, administrado por um gestor. A característica dos multimercados é que o gestor tem liberdade de investir em quaisquer tipos de ativos e em quaisquer proporções. O gestor tem liberdade para investir em mercado de renda fixa, ações, entre outros. Uma vantagem é que o gestor pode mudar rapidamente de tipo de aplicação caso perceba que a estratégia não está funcionando, mas, por ser um investimento em renda variável, apresenta riscos e possibilidade de perda de dinheiro.
Tipos de investimento em renda variável – ETF
Exchange Traded Fund, ou ETF, são fundos de investimentos que buscam replicar a carteira e a rentabilidade de um determinado índice de referência. Mas o que é um índice? Apenas para facilitar o entendimento e simplificando o conceito, um índice é como se fosse uma carteira hipotética de ações. Tomemos como exemplo o Ibovespa, que é um dos índices mais importantes da B3 atualmente, e é um indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro.
O Ibovespa é o resultado de uma carteira de ativos. A composição do Ibovespa pode ser consultada no site da B3: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-amplos/indice-ibovespa-ibovespa-composicao-da-carteira.htm.
Um dos ETFs que são negociados na B3 é um fundo que replica esse índice, montando uma carteira com as mesmas ações que compõem o ibovespa. Ao adquirir cotas de um ETF, o investidor passa a deter as ações componentes desse índice, na mesma proporção que cada uma delas representa do índice. Os ETFs têm um administrador, que ajusta a composição do fundo quando a carteira do índice é rebalanceada. Para saber mais, clique aqui.

Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:
O minicurso é composto por dez partes:
Minicurso de Investimentos – Parte 1
Minicurso de Investimentos – Parte 2
Minicurso de Investimentos – Parte 3
Minicurso de Investimentos – Parte 4
Minicurso de Investimentos – Parte 5
Minicurso de Investimentos – Parte 6
Minicurso de Investimentos – Parte 7
Minicurso de Investimentos – Parte 8