Por que guardar dinheiro?
Para falar sobre a importância de poupar dinheiro, vamos começar falando sobre bem-estar financeiro. Um órgão do governo americano chamado Consumer Financial Protection Bureau (Departamento de Proteção ao Consumidor, em uma tradução livre) define bem-estar financeiro como:
Guardar dinheiro tem algumas vantagens práticas, como ter segurança para enfrentar imprevistos como perda do emprego, um problema de saúde ou compras não planejadas; e também para atingir objetivos de curto e longo prazo, como uma viagem ou um curso que se quer fazer. Ter uma reserva de dinheiro também é importante para estar pronto para o futuro.
Um passo fundamental para atingir o bem-estar financeiro é saber investir o seu dinheiro. Nesse projeto, nosso objetivo é te passar informações sobre conceitos relativos a investimentos. Além disso, incentivar a formação de poupança ajuda a desenvolver o país, pois quanto mais gente estiver guardando dinheiro e investindo, melhor para a economia.
Importante: Nosso objetivo, com este minicurso, não é te recomendar investimentos específicos ou montar uma carteira de investimentos para você. Nós queremos te fornecer informações e aumentar seu campo de conhecimentos, para que consiga buscar mais informações e, assim, monte sua carteira de investimentos personalizada da forma que mais se adapte à sua realidade pessoal e financeira.
Acreditamos que quanto mais conhecimento você tiver, tomará decisões melhores e conseguirá atingir seus objetivos. Vamos lá?
Objetivos e metas
O primeiro passo para começar a poupar é entender: Por que eu estou poupando? Quais são os objetivos que eu quero alcançar com este dinheiro? Para isso, convidamos você a refletir sobre seus objetivos e sonhos.
Nossa sugestão é que você escreva em um papel um objetivo para 6 meses, um objetivo para 5 anos, e um objetivo para daqui a 10 anos; É mais fácil fazer escolhas quando temos um objetivo em mente. É mais importante almoçar fora agora, ou fazer uma viagem com a família daqui mais tempo?
Depois que estabelecer suas metas, calcule aproximadamente quanto você irá gastar com cada uma delas. Calcule o quanto você precisará poupar por mês para atingi-las. Se necessário, faça ajustes no prazo, ou no valor do objetivo que você quer atingir. O importante é você ter um objetivo e se organizar para alcançá-lo.
Para cada tipo de objetivo, existe um produto de investimento mais adequado. Para que você escolha seus investimentos, é importante que você entenda três conceitos fundamentais: liquidez, risco e rentabilidade. É o que faremos nos próximos dias.
Um e-book para ajudar você nessa jornada!
Trilhando o Caminho da Educação Financeira: Guia Prático para Jovens e Adultos
O e-book “Trilhando o Caminho da Educação Financeira” é um guia prático que capacita jovens e adultos a melhorar suas habilidades financeiras. Com nove capítulos, ele abrange conceitos financeiros, orçamento, economia de gastos, construção de reservas de emergência e integração da educação financeira nas escolas, incentivando a construção de um futuro financeiramente consciente. Clique aqui para baixar o e-book.
Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:
O minicurso é composto por dez partes:
Minicurso de Investimentos – Parte 1
Minicurso de Investimentos – Parte 2
Minicurso de Investimentos – Parte 3
Minicurso de Investimentos – Parte 4
Minicurso de Investimentos – Parte 5
Minicurso de Investimentos – Parte 6
Minicurso de Investimentos – Parte 7
Minicurso de Investimentos – Parte 8