Onde investir? – Corretoras e bancos


Ok, já conheço os tipos de investimentos, mas onde posso investir? Na hora de investir você deve procurar uma corretora de valores ou um banco comercial, que são os dois principais canais de acesso ao mercado financeiro.

Corretoras de Valores


Corretoras de valores são intermediários financeiros voltados para investimentos. O principal papel de uma corretora é atuar como uma ponte de ligação entre os investidores e o mercado de capitais. O cliente deve abrir uma conta, assim como faz em um banco, mas os objetivos são diferentes: uma corretora não oferece cartões de créditos ou empréstimos, mas sim opções para aplicar suas economias e fazê-las render. Em geral, as corretoras também contam com profissionais autorizados a auxiliar nas decisões financeiras, apresentando o funcionamento do mercado e as características e riscos dos investimentos. Sempre busque por investimentos de acordo com o seu perfil de risco e objetivos.

Onde investir? – Corretoras e bancos

Bancos Comerciais


Administram uma rede de agências bancárias e também distribuem produtos financeiros para o público em geral. Contam com serviço de atendimento ao cliente para o esclarecimento de possíveis dúvidas, oferecendo informações sobre seus diversos produtos e serviços.


Vale ressaltar que tanto as corretoras quanto os bancos e os seus profissionais normalmente são remunerados pelo tipo de investimento que estão oferecendo, e não por você. Essa situação pode gerar um potencial conflito de interesses. Portanto, procure saber se o investimento oferecido é realmente vantajoso para você, se atende aos seus objetivos, prazo e perfil. E muita atenção com as taxas cobradas!

Mas como eu escolho a melhor corretora ou banco?

1) Taxas: Verifique as taxas cobradas pelo banco ou corretora para operar com o tipo de produto que você deseja investir. Por exemplo, existem instituições que não cobram taxas para negociar títulos públicos (Tesouro Direto). Outras instituições cobram taxas de administração muito altas em fundos de investimento, o que prejudica o rendimento. Você pode pesquisar as instituições que cobram menos, ponderando o valor cobrado com a qualidade do serviço oferecido.

2) Atendimento: a qualidade do atendimento é essencial na hora de resolver um problema. Teste os canais de comunicação e verifique o tipo de suporte que a instituição oferece.

É sempre possível também contratar um consultor financeiro antes de investir. Esse profissional pode lhe ajudar a identificar a alternativa de investimento mais adequada ao seu objetivo e perfil de risco, e também a encontrar uma corretora ou banco para investir, além de poder lhe apoiar em outros aspectos da sua vida financeira pessoal.

Chegamos ao fim desse minicurso de investimentos. Deixamos a frase abaixo para lhe motivar a progredir e se desenvolver cada vez mais nesse assunto.

Acesse as demais partes do nosso minicurso clicando abaixo:

O minicurso é composto por dez partes:

Minicurso de Investimentos – Parte 1

Minicurso de Investimentos – Parte 2

Minicurso de Investimentos – Parte 3

Minicurso de Investimentos – Parte 4

Minicurso de Investimentos – Parte 5

Minicurso de Investimentos – Parte 6

Minicurso de Investimentos – Parte 7

Minicurso de Investimentos – Parte 8

Minicurso de Investimentos – Parte 9

Minicurso de Investimentos – Parte 10

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.